Fale conosco

(62)3223-2298

facebook-topo

instagram

Aquática

A Fisioterapia Aquática tem sido utilizada por diferentes culturas há muitos séculos. Consiste em um método terapêutico que utiliza a água como componente de tratamento. Este recurso vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias patologias, ampliando a perspectiva de recuperação para muitos indivíduos.

Seus benefícios são advindos das propriedades físicas da água que desempenham papel fundamental para fins terapêuticos. São elas: massa, peso, densidade relativa, pressão hidrostática, flutuação, turbulência, tensão superficial e viscosidade. A flutuação, por exemplo, atua no suporte às articulações reduzindo a descarga de peso corporal, e é capaz de proporcionar assistência ou resistência ao movimento na água.

Apresenta como efeitos terapêuticos: fortalecimento muscular, melhora das atividades funcionais, da marcha, alívio de dor, aumento da tolerância ao exercício, manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura (GUIMARÃES e cols., 1996).

Desta forma, alcança-se variados efeitos fisiológicos em todos os sistemas do organismo, assim como psicológicos e funcionais. A extensão dos efeitos da terapia aquática dependerá da temperatura da água, da duração do tratamento, do tipo e intensidade do exercício e da necessidade específica de cada indivíduo, contribuindo para a melhora de problemas ortopédicos, neurológicos, músculo-esqueléticos, reumáticos, cardiorrespiratórios, dentre outros.

Recentemente tem havido uma preocupação em sistematizar a prática baseada em evidência dentro da área de atuação da fisioterapia aquática o que trará avanços na área e fornecerá aos fisioterapeutas maior embasamento científico para a prática profissional.

 

Fonte: Aquática Fisioterapia

Como chegar!